domingo, 5 de setembro de 2010

Singular dinossauro predador encontrado na Roménia

 Estudo sobre «Balaur bondoc» é esta semana publicado na na «Proceedings of the National Academy of Sciences»
Um dinossauro carnívoro até agora desconhecido está a ser apresentado por investigadores da Universidade de Bucareste e do Museu de História Natural dos Estados Unidos. Chamado Balaur bondoc, este animal vivia no território que é hoje a Roménia durante o Cretáceo Superior (de 98 a 66 milhões de anos).

Os investigadores acreditam que, apesar de muito diferente, terá “parentesco” com o conhecido Velociraptor e com alguns dinossauros com penas encontrados na China. O estudo sobre a espécie é publicado esta semana na «Proceedings of the National Academy of Sciences».


O nome que lhe foi dado significa “dragão robusto”, em romeno antigo. O dinossauro media aproximadamente dois metros, sendo maior do que os animais que partilhavam o mesmo habitat. Naquela época, grande parte do que é hoje a Europa estava coberta de água, havendo ilhas isoladas.

A actual Roménia era parte deste conjunto de ilhas. Por isso, os achados feitos neste país constituem uma das melhores fontes de informação sobre a época dos dinossauros.

Um dos autores do estudo, Stephen Brusatte, do Museu de História Natural, afirma que o Balaur bondoc pertence a uma "geração" de dinossauros predadores muito diferente dos conhecidos até agora.

Devido ao que se chama de "efeito ilha", as espécies que habitam neste tipo de territórios são tendencialmente mais pequenas do que as que vivem em continentes. No entanto, este dinossauro teria um tamanho semelhante aos continentais. Por isso, o contraste com os animais que lhe serviam de presas é muito grande.

Este é o esqueleto mais completo encontrado na Europa de um predador do último período da era Mesozóica. O animal tem, pelo menos, 20 características que o diferenciam dos outros dinossauros com os quais os cientistas acreditam ter parentesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário