Um relatório divulgado hoje por uma das empresas criadoras de um dos mais rápidos e eficientes sistemas de segurança, BitDefender, relativo ao primeiro semestre de 2010, avança que se verifica um aumento considerável do malware e o Facebook está em quarto lugar como mais afectado. O PayPal, eBay e HSBC lideram os primeiros lugares das empresas mais atacadas, sendo o malware maioritariamente originário da China e da Rússia. O volume do spam farmacêutico representa dois terços do total detectado entre Janeiro e Junho.As instituições financeiras foram o alvo preferido dos ciberdelinquentes, perfazendo um total de 70 por cento do total das mensagens de phishing. As redes sociais também foram vítimas de um intenso ataque, estando o Facebook em quarto lugar.
O Mundial e as inundações na Guatemala foram dois dos eventos utilizados para lançar os ataques. Entre Janeiro e Junho o spam cresceu até representar 86 por cento do total, devido sobretudo ao aumento do spam farmacêutico que passou de 51 para 66 por cento
O ‘Trojan.AutorunINF.Gen’ ocupou o primeiro lugar do malware mais activo no primeiro semestre de 2010, com um total de 11 por cento. A China e a Rússia estão na liderança, como os países que mais os albergam, com 31 e 22 por cento, respectivamente.
Previsões
Os especialistas da BitDefender alertam para o facto dos primeiros seis meses de 2010 terem, sido dominados por ameaças convencionais (como troianos), no entanto, outros que atacam aplicações mais populares têm vindo a ganhar terreno tanto em quantidade como em prejuízos produzidos.
No caso do ‘Exploit.Comele.A’, as vulnerabilidades 'zero-day' poderiam ser utilizadas com fins que vão para além do roubo de identidade ou de dados bancários, para serem usadas em ataques relacionados com a ciber-guerra ou espionagem industrial de alto nível.
"Com o Facebook a superar os 400 milhões de utilizadores, a maioria dos autores de malware irá seguramente centrar-se nas plataformas de redes sociais para lançar novas criações", diz o comunicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário